Paulo’s Palette • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 06 de maio de 2006

Paulo’s Palette

Estocado em The Net

Se você for inventar, comercializar e promover um programa de computador extraordinário como o Corel Painter, certifique-se de ter presença de espírito e algum tempo livre.

John Derry, um dos três criadores do Painter, meu chapa e gente sensata o bastante para reconhecer publicamente o quanto admira o meu trabalho, vive populando os fóruns da internet com posts de dicas sobre como usar o programa.

Recentemente o John postou no sáite indeptharts.org um documento versando sobre as paletas de cores do Painter, chamando especial atenção para um recurso chamado Variação de cores (Color Variation), que tem uma paleta só para ele.

Quando alguns sujeitos agradeceram e comentaram que nunca tinham usado esse recurso do programa, não resisti e – sabendo que estava falando entre amigos – caí rasgando:

Seus tontos, eu uso a paleta de variação de cores o tempo todo. Na verdade esse era o meu segredo. Que vergonha, John, você escancarando desse jeito os segredos do ofício da gente. Muito pouco profissional essa sua conduta.

Longe de perder o rebolado, o velho John pegou carona na minha ironia:

“Puxa, Paulo, perdão. Minhas mais sinceras desculpas.

Num esforço para reparar o estrago vou falar com o pessoal da Corel e ver se consigo convencê-los a mudar o nome desse recurso para ‘Paleta de variação de cores do Paulo’.

Além disso vou pedir que o seguinte aviso apareça cada vez que a paleta é acessada por um usuário:

Esta paleta existe apenas para o Paulo. Qualquer uso não-autorizado resultará no apagamento automático deste programa do seu computador.

Será que isso nos deixa quites?”

E no post seguinte ilustrou com essa imagem:

Minha resposta?

Droga, você chamando de novo a atenção do pessoal para o meu recurso secreto! Você não pára não?

De qualquer modo, agora que olhei pra eles acabei gostando do novo rótulo e da advertência da paleta. Eles parecem, assim, tão… naturais.

Alguma chance de um link para o meu sáite quando as pessoas clicarem em “Paulo”?

* * *

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Leia um livro · Olhe desenhos · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas é lida por poetas, crentes e até por gente pior