O balé dos retornos • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 14 de julho de 2006

O balé dos retornos

Estocado em Brasil

Estive este final de semana no estado de São Paulo (Nova Odessa!) e pude verificar que minha memória não me enganava: motoristas paulistas e paranaenses fazem retorno de forma diferente.

O cenário é uma avenida de mão dupla com um canteiro entre as pistas. A ilustração [A] mostra como se faz o retorno em São Paulo – foi assim que aprendi na auto-escola em Bauru. A ilustração [B] mostra como se faz o retorno no Paraná.

Embora eu seja e permaneça paranaense de vocação e estado de espírito, a solução de São Paulo me parece esteticamente mais elegante; se não me engano fornece também espaço marginalmente maior para a manobra.

Outra curiosidade: em Sumaré (junto a Nova Odessa), ao contrário de qualquer lugar de que eu me lembre, a preferência é de quem está entrando numa rotatória.

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Leia um livro · Olhe desenhos · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna