Mas se alguém difere deles a respeito do batismo, da ceia ou da justificação, é um herege, é o diabo, é necessário persegui-lo sobre terra e mar, como um inimigo eterno da Igreja, como um terrível destruidor da “sã doutrina”, mesmo se sua vida é pura, mesmo se ele é clemente, paciente, bom, misericordioso, liberal, religioso, temente a Deus, mesmo se seus costumes são irrepreensíveis aos olhos de seus amigos e de seus inimigos.
Sébastien Castellion (1515-1563)
A quem se sente tentado a me atribuir alguma medida de originalidade me toca sempre lembrar: meu único e repetitivo argumento é a história.
► Meu novo livro As divinas gerações (e a luta por uma eternidade mais justa) ainda está escoando para as livrarias em sua forma impressa, mas a partir de hoje você pode comprar o seu exemplar na loja online da Livraria Cultura, clicando precisamente aqui.
As divinas gerações, a nova compilação de artigos da Bacia, com material laboriosamente revisado e textos inéditos para aguçar a sua cobiça, está à venda em versão impressa e digital.
Você pediu, e entrou já no topo da lista das coisas que queremos que você deve desejar comprar: As divinas gerações (E a luta por uma eternidade mais justa), o livro que você pode até já ter lido mas de que nunca sentiu o cheiro, será lançado em versão impressa em dezembro deste ano pelos impenitentes da Fonte Editorial (Eduardo, estou falando de você).
O preço de se lançar um livro em papel, naturalmente, é um evento de lançamento. Se você acredita nesse tipo de coisa, marque data e local:
Ya está a la venta. Envíos a todo el mundo:
Editorial Pronombre
Meu pai, pode ser necessário lembrar, usa o termo “poeta” como insulto. Encontro em Luis da Camara Cascudo — Geografia dos mitos brasileiros, prefácio — um uso análogo:
Nas praias do Rio Grande do Norte, poeta é sinônimo de bicho-de-pé. “Estou aqui vendo se tiro esse poeta”, respondeu um pescador a Henrique Castriciano que lhe perguntara por que estava escavacando os dedos com uma ponta-de-faca.
O livro oferta ainda generosidades como esta: “O sertão respira [atualmente] pelas mil bocas das estradas e paga o conforto da eletricidade com o esquecimento das estórias antigas e saborosas”.
e os cinco volumes da História da Prostituição no archive.org.
Notavelmente ampliada e enriquecida desde 1889.
HISTÓRIA DA PROSTITUIÇÃO
EM TODOS OS POVOS DO MUNDO
DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ OS NOSSOS DIAS
Obra necessaria aos moralistas,
util aos homens de Sciencia e Lettras
e interessante para todas as classes
ILUSTRADA COM PRIMOROSAS GRAVURAS
Para ler e baixar clique aqui.
Nós e o cristianismo só temos uma coisa em comum:
exigimos a pessoa toda!
O juiz nazista Roland Freisler a Helmut Moltke,
durante o julgamento de Moltke pelo seu envolvimento
no atentado de 20 de julho
Eu estava a meio caminho da interminável biografia de Dietrich Bonhoeffer (que ainda não terminei) quando comecei a ler For the soul of the people: Protestant protest against Hitler [Pela alma do povo: Protesto protestante contra Hitler], da historiadora Victoria Barnett. Pus de lado esta semana a última página do livro, e posso dizer que encontrei o que não procurava — talvez justamente porque (e eis a necessária
Ninguém deveria ser capaz de lhe dizer o que você deve ler, mas todos tem o direito de perguntar. Acabei de abrir um cadastro na rede de leitores Skoob, e já subi alguns itens para minha estante virtual. Ainda não tem muita coisa mas, acredite, grande parte do que incessantemente me assombra e me povoa o interior já está ali. Ainda não mencionei nada de Shakespeare, mas o que pode ser mencionado de Shakespeare? O que deuses escrevem só nos cabe ler, na esperança de nos tornarmos vicariamente homens.
Este é o momento em que você deveria me agradecer.
Ninguém deveria ser livre para classificar livros,