Destino • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 07 de setembro de 2007

Destino

Estocado em Família

Folheando os arquivos virtuais do sáite ancestry.com, minha irmã Alice encontrou o procuradíssimo registro da viagem transatlântica do nosso bisavô paterno, que trocou a Letônia pelo Brasil na última década do século XIX. Está documentado: a 5 de novembro de 1891, com 28 anos de idade, o carpinteiro Janis Purens (ou “João Purim”, que aqui aparece disfarçado de Iwan Upurim), embarcou em Hamburgo no vapor Tijucas, com destino ao Rio de Janeiro. Iwan Purens, que havia servido no exército russo em São Petesburgo e chegara (reza a lenda familiar) a participar da guarda pessoal do Czar Nicolau I (pai de Anastácia), fixou-se com outros imigrantes letos na Colônia do Rio Novo, em Santa Catarina. Ali, no pé da serra de Urubici, Janis casou-se com minha bisavó Lisete Rose; ali tiveram cinco filhos, dentre os quais Otto, meu avô; ali, incrivelmente, nasceu meu pai.

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Leia um livro · Olhe desenhos · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas informa: rasgue na linha pontilhada