Denominador comum • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 08 de setembro de 2007

Denominador comum

Estocado em Fé e Crença

No princípio, quando eram pouco numerosos, os cristãos eram de uma única opinião; porém quando se espalharam em multidão passaram a dividir-se vez após outra em inúmeras facções, cada qual desejando para si um sistema que lhe fosse peculiar – pois era isso o que intentavam desde o início.

Quando já estavam amplamente dispersos, uma facção passou a opor-se à outra, não restando nada comum entre elas exceto o nome de “cristãos”. Essa denominação comum eles tiveram vergonha de abandonar, mas quanto às outras coisas, eram ordenanças de homens de diferente persuasão.

O que é ainda mais admirável é que a doutrina cristã pode ser refutada com facilidade, sendo que não está fundada em qualquer hipótese digna de crédito. Porém a dissensão existente entre eles mesmos, as vantagens que derivam dela e seu terror pelos que não professam a mesma crença, imprimem estabilidade à sua fé.

O romano Celso, dissecando o sectarismo cristão e seus mecanismos, meros 180 anos depois de Cristo

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Leia um livro · Olhe desenhos · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas já foi longe demais