Caligrafia no Inkscape • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 20 de março de 2008

Caligrafia no Inkscape

Estocado em Ilustração · Recomendações

Baixei ontem e brinquei um pouco com a versão beta, em fase de teste, do Inkscape 0.46.

O Inkscape é um programa de desenho vetorial como o Corel DRAW ou o Illustrator, mas é software livre — gratuito, de uso livre, com formatos abertos e desenvolvido por voluntários. O programa tem uma grande base de usuários e, ao contrário do Corel DRAW, que lançou uma versão nova (X4) sem qualquer novo recurso de desenho, o Inkscape está sempre inovando.

Impressionou-me nesta versão a maturidade da ferramenta de caligrafia. Até agora os melhores resultados que eu havia obtido com caligrafia digital haviam sido no Corel Painter, mas depois de testar esta versão do Inkscape estou sabendo que isso vai mudar.

Além de produzir os mesmos resultados fluentes e naturais, o Inkscape tem sobre o Painter a vantagem de trabalhar de modo nativo com o formato vetorial SVG, em que a imagem não perde a qualidade não importa o quanto você amplie. Se você tem um navegador decente como o Firefox você pode visualizar daqui mesmo imagens com o formato svg — o que não deixa de ser notável, porque a maior parte das imagens que você encontra na net são em formato raster, e não vetorial.

Clique aqui para ver uma imagem em formato svg. Não parece, mas esse arquivo (ao contrário deste) é de um desenho vetorial. Você pode abrir a imagem no Inkscape e editá-la sem perder a nitidez da mesma forma que você vê no vídeo.

Baixe o Inkscape aqui ou aqui. Para aproveitar todos os recursos de desenho você vai precisar de uma mesa digitalizadora sensível à pressão.

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Leia um livro · Olhe desenhos · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas está desde 2004 sem chegar a lugar algum