A queda da casa do mundo

– Tem uma página na internet, esqueci o endereço – me disse o Zé Márcio – que mostra um mapa-múndi e uma linha do tempo. Você arrasta para a direita o triângulo que representa um ponto remoto na linha do tempo, e faz com que as fronteiras nacionais mostradas no mapa se ajustem à medida em que as datas destacadas se aproximam da nossa. Você vê o contorno do Império Romano, e no instante seguinte o sul da Europa e o norte da África pertencem já aos muçulmanos. Aqui a Índia e a África pertencem aos portugueses, no momento seguinte a América do Norte aos espanhóis. Agora a Itália ainda não existe, agora a Alemanha engole Continue lendo →

Uma parábola

Num dia sobre o qual pouco se sabe, num passeio pelas vastidões de rocha crestrada em Crater Ridge, a nordeste de Auburn, o autor de fantasia Clark Ashton Smith (1893-1961), que também era pintor e escultor, encontrou um pedaço de rocha natural cuja aparência lhe sugeriu imediatamente um ídolo pré-histórico ou um artefato de uma civilização tão antiga quanto desconhecida.

A fraternidade das letras

Em Bauru, quando chegamos à cidade em 1979, não havia uma livraria de verdade e a biblioteca pública, que não era pequena, tinha menos livros interessantes do que a minha, que era. Enquanto me demorava a fazer amigos, eu passava o tempo sentindo falta da Biblioteca Pública de Londrina e da Livraria Ghignone de Curitiba, ambas vastas e inacessíveis.

O último – e único – reduto para ratos de livro como eu eram as três ou quatro estantezinhas de livros da papelaria Tilibra, que era a maior da região mas dedicava a melhor parte das suas instalações a produtos de giro mais certo. Meu problema era que, mesmo diante de oferta Continue lendo →

Quatermass 2

Este documento contém clipes de vídeo que só podem ser visualizados na página da Bacia na internet.

Produção britânica de 1957, continuação de The Quatermass Experiment e refilmagem de um seriado de televisão produzido pela BBC dois anos antes. O filme é honorável precursor da atmosfera de pesadelo de Invasores de Corpos, das infernais infecções de Alien, o 8º Passageiro e da paranoia conspiratória de Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Assista até o final.

O clímax do filme, que preferi não revelar aqui, oferece deliciosas criaturas Continue lendo →


Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Receba por email · Leia um livro · Olhe desenhos · Vasculhe os arquivos · A amizade continua a mesma no twitter, no Instagram, no Flickr e até no Google+ · Mas não no Facebook · Assine com RSS · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas não tem fontes confiáveis, mas as informações que nos passam são interessantíssimas (Ashleigh Brilliant)