Em todo lugar menos • A Bacia das Almas

 

Paulo Brabo, 21 de maio de 2016

Em todo lugar menos

Estocado em Manuscritos

– Só digo que Deus não está no controle – disse rabi Y. – Não estou dizendo que ele não está talvez em algum outro lugar.

– E se o salmista encontra espaço de adoração porque Deus está no controle? – disse rabi M.

– E se Deus pede para ser reconhecido pela sua prontidão em perdoar, sendo que perdoar é abrir mão do controle? Fato é que se não abrisse mão do controle Deus perderia o controle de qualquer forma, porque os homens cometeriam toda a injustiça com a desculpa de que ele está, como efetivamente fazem. Não farás para ti imagem de escultura, mas Deus mesmo transgrediu no Éden moldando o homem do barro à sua imagem e semelhança. O homem é a imagem de escultura de Deus, é sua transgressão, sua estátua e sua abdicação de controle. Deus está em todo lugar menos naquilo que é humano, resultado do fato de que Deus interino somos.

– Deus não pode ser culpado pelo mal dos homens.

– É precisamente o que digo eu – disse rabi Y, – e o que disseram os profetas. Pare de dizer que Deus permitiu quando Deus não tem nada a ver com isso, eles diziam. Pare de dizer que é justo porque simplesmente aconteceu. O relato da criação não é então uma enumeração de limites, e a redenção não é a história do que Deus se absteve de fazer? Desde que o homem ganhou o conhecimento do bem e do mal, Deus está em todo lugar menos no que é humano. Deus está em todo o lugar menos no controle.

– De que outro modo – disse rabi M depois de ponderar um momento – Deus poderia ensinar os homens o que é ser como Deus.

– De que outro modo – disse rabi Y.

Paulo Brabo @saobrabo

Escrevo livros, faço desenhos e desenho letras. A Bacia das Almas é repositório final de ideias condenadas à reformulação eterna.

Clique aqui para receber as publicações deste sáite por email.

Arquivado sob as rubricas

 

<
>

Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Receba por email · Leia um livro · Olhe desenhos · Vasculhe os arquivos · A amizade continua a mesma no twitter, no Instagram, no Flickr e até no Google+ · Mas não no Facebook · Assine com RSS · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas lamenta quando as coisas em que acredita são defendidas com argumentos ruins