Caráter nacional

Um brasileiro num cartaz de teatro digitalizado pela Biblioteca do Congresso Norte-Americano.

O Livrinho do Coração

“Um folheto célebre” traduzido do alemão Das Herz des Menschen, ein Tempel Gottes, oder eine Werkstaette des Satans. In zehn Figuren sinnbildisch dargestellt (O Coração Humano, Templo de Deus ou Oficina de Satanás. Com dez ilustrações alegóricas), que é, por sua vez, tradução de uma obra francesa de autor desconhecido.

Esta versão brasileira, com texto “vertido livremente do allemão, prefaciado, adaptado e aumentado com reflexões finais” por André Jensen, foi publicada em 1914 pela editora Casa Vanorden, de São Paulo. Explica o prefácio:

O Livrinho do Continue lendo →

Matutino da Casa, Nr.3 Ano 1

Eu sabia que falávamos de antes de 1978, mas a capa deste número 3 do Matutino da Casa traz a data 11-4-76, portanto cabe supor que o número 2 seja mais antigo. Eu tinha oito anos.

O tédio parece ter tomado conta da casa da Rua Florianópolis em Londrina, mas isso não era empecilho para os intrépidos redatores do Matutino. Não importa o que não aconteça, não parem as rotativas – esse parece ter sido o nosso lema.

Sinto dizer que há pouco de notável neste número. Destaque absoluto para a capa, desenhada pela Isa. Até os classificados Continue lendo →


Depositado em juízo por Paulo Brabo · Desde 2004 · Sobre o autor e esta Bacia · Receba por email · Leia um livro · Olhe desenhos · Vasculhe os arquivos · A amizade continua a mesma no twitter, no Instagram, no Flickr e até no Google+ · Mas não no Facebook · Assine com RSS · Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo nas Índias Ocidentais · Fale comigo · A Bacia das Almas está fora do ar por falta de energia em nossos transmissores