25 de Agosto de 2006

O último apuro de Indiana Jones

Fermentado por   Paulo Brabo

 

Estocado em Pormenor

Talvez fosse hora de deixar uma de minhas séries de cinema favoritas, definida pelas três últimas cruzadas de Indiana Jones, descansar em paz. Não porque Harrison Ford esteja velho demais para o papel numa quarta instância da série (um Indiana Jones velho demais chega a ser contradição em termos – o cara simplesmente não morre), mas porque agora que George Lucas terminou de enterrar a série Guerras nas Estrelas não há como evitar que ele tente colocar o seu duvidoso tempero no caldo equilibrado do diretor Steven Spielbierg.

Como se sabe, o conceito original do personagem – um arqueólogo da década de 1930 que vivesse aventuras inspiradas nos antigos seriados e em James Bond – é de Lucas. Conta-se que ele só não dirigiu Caçadores da Arca Perdida porque estava com a cabeça numa galáxia muito distante; a responsabilidade ficou com Spielberg, que transformou a possibilidade em pérola e ícone. Hoje em dia creio que todo o mérito do sucesso da série está nas mãos de Spielberg (e de Ford), e que o afastamento histórico de Lucas foi milagre imerecido da Força.

Mas agora que Indiana Jones IV está finalmente prestes a sair do papel, George Lucas está deixando muito claro que este projeto é, particularmente, dele.

Numa entrevista recente Lucas confessou, sensatamente, saber que “as expectativas das pessoas são maiores do que poderíamos chegar a satisfazer”. Mas como resolver esse dilema? Perguntar a opinião de Spielberg? De Ford? Da velhinha de Taubaté? Deixar quem sabe quieto e recolher as fichas enquanto ainda se está ganhando?

“O que vamos fazer, basicamente, é A Ameaça Fantasma” – revela Lucas, no que considero uma das afirmações mais aterrorizantes da década, e referindo-se naturalmente ao primeiro episódio da segunda e controversa tosca trilogia de Guerra nas Estrelas.

“Se tudo der certo”, tenta emendar Spielberg, “este será diferente de todas as formas certas e semelhante de todos os modos familiares”.

Dr. Jones, dessa enrascada quero ver você sair.

Leia também:
Indiana Jones e a Bacia das Almas



Inquisição


Arquivos


Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo, nas Índias Ocidentais.
Lista de entrega

Clique aqui para receber o conteúdo da Bacia por e-mail