03 de Abril de 2006

A Bíblia na Linguagem de Hoje

Por   Paulo Brabo

 

Estocado em 1984

(uma estrada ladeada de oliveiras no interior da Grécia antiga. Uma cidade ergue-se no topo de uma montanha ao fundo. Dois viajantes aproximam-se de direções opostas)

MATIAS. Se não é meu velho irmão Nicanor! Graça e paz!

NICANOR. Solertíssimo Matias, você aqui na Grécia! Eu vindo de Corinto e você chegando! Graça e paz, deveras. Que prazer vê-lo assim firme e forte. Mas me conte, como estão os irmãos lá da Judéia?

MATIAS. Ah, nem me fale, amado velho. Muita intriga e escândalo entre os cristãos.
(baixando a voz) Até os apóstolos estão envolvidos.

NICANOR. Não brinca! Mas que espécie de escândalo? Não algum pecado, por certo?

MATIAS. Um dos mais graves: falta de ética. Pirataria. Ranfo. Espoliação intelectual. Você por certo ficou sabendo que São Marcos está processando São Mateus e São Lucas por plágio?

NICANOR (sinceramente horrorizado). Não me diga!

MATIAS. Digo, infelizmente. Ficou provado que metade do evangelho de Mateus foi pirateado palavra por palavra do evangelho de Marcos – sem permissão e sem citar a fonte, naturalmente. Até os erros de gramática o velho publicano xerocou.

NICANOR. Mas quem diria, o Mateus! Nunca imaginei…

MATIAS. Já São Lucas deu uma disfarçada melhor, mas parece que foi confirmado que ele trabalhou o seu evangelho em cima do primeiro rascunho de Marcos. Pilhagem pura e simples.

NICANOR. Pois eu já li esses evangelhos e achei muita coisa semelhante entre os três. Mas achei que fosse talvez porque contam a mesma história, não…

MATIAS. Foi isso o que Mateus e Lucas alegaram aos advogados de Marcos. “Diga isso ao juiz”, eles responderam. “Vemo-nos no tribunal”, aquela baixaria.

NICANOR. Que coisa! Mas eles não tentaram chegar a um acordo?

MATIAS. Marcos foi o primeiro e anda panfletando Jerusalém afora cheio de razão. Ele diz que o cristianismo nunca vai chegar a mudar o mundo se começar assim com o pé esquerdo, violando as leis mais fundamentais do copyright e da propriedade intelectual. É todo mundo que sai perdendo, ele argumenta; parece que as vendas do evangelho de Marcos estão caindo por causa das cópias piratas, e agora ele não tem mais como se sustentar só com os royalties. A continuação do evangelho que ele estava planejando provavelmente não vai chegar ao prelo por absoluta falta de recursos na gravadora dele. E para complicar as coisas, Lucas parece já estar trabalhando numa continuação. Não-autorizada, naturalmente.

NICANOR. Cara, que sujeira. Quem diria que os apóstolos iriam se envolver com plágio e pirataria? O que é que Jesus diria?

MATIAS. Mas essa é só parte da história. A novidade é que agora Maria, mãe de Jesus, está processando Marcos.

NICANOR. Nossa senhora! Maria?

MATIAS. Ela alega que Marcos não detém os direitos de reprodução das palavras de Jesus e que não tinha nada que usá-las sem autorização no evangelho dele. E se você for ver, faz sentido: como Nosso Senhor não deixou herdeiros imediatos, os direitos da obra intelectual de Cristo pertencem por direito à mãe dele. Maria está indignada com a rapinagem do evangelista: ela jogou o Direito Romano em cima de Marcos e está exigindo ressarcimento de royalties.

NICANOR. Caramba! Mas pensando bem está certo: os cristãos tem que dar exemplo, não tem? Que pena que tenha de ser através de litígios como esses, mas pelo menos a verdade das palavras de Cristo vai prevalecer no final: olho por olho, dente por dente. Não foi São Paulo que disse que não devemos ficar devendo nada a ninguém?

MATIAS. Paulo de Tarso! É sobre ele mesmo que estou querendo lhe perguntar. Ele está em Corinto?

NICANOR. Estava. Partiu há três dias para Éfeso: por muito pouco você não o pega.

MATIAS (sentido). Que pena! E eu que esperava assistir um sermão dele ou dois antes de seguir para a Espanha!

NICANOR. Ah, você perdeu mesmo. O homem é uma benção. Que unção! Que poder! Que sabedoria do alto! Bem-aventurado sou eu, que levo aqui na bolsa exemplares autografados das cartas que Paulo escreveu para a igreja de Corinto. Pérolas, todas as três.

MATIAS. Você tem essas cartas? Você não faz idéia de como tenho procurado essas epístolas para baixar na internet. Posso fazer uma cópia?

NICANOR. Que que é isso, Matias! Estou te estranhando! Você roubaria um carro? Você roubaria uma bolsa? Você roubaria um celular?

(saem muito chateados, cada um para o seu lado)

* * *

Leia também:
The Silent King



8 Comentários a respeito de "A Bíblia na Linguagem de Hoje"

Rubens Osorio

Mas, me conta, Brabo, que fim deu o processo? Quem ficou com os royalties de Jesus? E Pedro? Que lado ele tomou? Diga! Diga! Oh, que dúvida atroz! (sacudindo vc pelo colarinho) Me conta o que aconteceu, cara!



Luiz Henrique Mello

Num sei não. Tô achando que teve clonagem de estilo ai meu. Eu vi e ouvi o presidente da Microsoft dizer que, em termos de propaganda, nada supera a pirataria.



Marconi Bartholi

Revelação Bombástica!!!

Mesmo nesses tempos bicudos existia um apóstolo com alto grau ético! Ele é o autor do misterioso-hipotético Documento Q (Q Source!), seu nome era Bartolomeu, meu tio-avô e palmeirense fanático! Bartô, como era mais conhecido nas rodas menores, ficou de saco cheio desse barraco entre os apóstolos. Pegou seus files e se mandou pra Índia! Lá começou uma comunidade um tanto estranha para os padrões cristãos atuais, e aos poucos foi se distanciando dos irmãos do Palestra e de Jerusalém. Nunca mais tivemos notícias dele, até que um dia desses a Fedex entregou um pacote aqui em casa que ninguém tinha encomendado! Quando fui ver era o próprio Q Source Original com selo de autenticidade e tudo! Bartô me passou o mesmo com direito aos royalties, talvez como uma forma de presentear o único na família que se interessou pela Teologia! E uma coisa posso garantir, tanto Marcos, Lucas e Mateus usaram e abusaram dos escritos do tio! Agora cabe a dúvida! Ligo pro Dr. Palhares, o advogado da família, e coloco todos eles no pau? Ou sigo os passos do tio Bartolomeu e deixo quieto? Trago a descoberta ao conhecimento universal ou deixo só neste pequeno fórum?



Ivan Volcov

Melhor expurgar os piratas sinópticos do NT e ficarmos apenas com João. Até por que a questão do texto de Bartolomeu não está suficientemente documentada para ser objeto de uma petição a César.

É a única forma de evitarmos que todo este constrangimento torne-se público, trazendo descrédito ao texto Sagrado e perdas irreparáveis para o Reino.

Para não escandalizar ninguém é preciso, antes de mais nada, adequarmos nossa mensagem a cultura de nosso tempo. Lembrem que hoje a ética comercial é mais rigorosa e constrangedora do que foi o Pentateuco todo para os judeus nos tempos pré-messiânicos.

Quando a Maria: ofereçam um cargo para ela que isso é muito mais vantajoso do que qualquer pensão de viúva.



Ivan Volcov

Tenho uma idéia melhor.

Que tal fundarmos uma entidade que sirva para a divulgação do texto bíblico? Com ela todos sairiam ganhando.

Maria poderia ceder seus direitos à entidade. Para convencê-la podemos oferecer uma participação nos lucros para o advogado dela.

Marcos, Lucas, e Mateus poderiam assumir cargos vitalícios no conselho diretor. Para o público isto pode ser usado como uma demonstração de união entre os evangelistas. Deve repercutir bem.

Temos apenas de ter cuidado quanto a em que termos vamos fazer a oferta para Paulo. Mas temos que fazer isso antes que ele consiga ser martirizado. A pulverização dos direitos autorais pelos membros da família dele geraria uma situação de difícil solução jurídica. Onerando nosso empreendimento.



Nelson Costa

Se vc eu? : reclamaria meus direitos no INPI e colocava todo mundo no pau! mas depois que regulamentaram a Graca fica dificil! até Paulo se deu bem com essa nova lei, avisou até a galera de Corintios para resolverem os problemas entre eles para se darem bem, Pedro tentou anulá-la mais levou na Cara! Bem, sei la, se sobrar alguns royalties manda p/ mim!!



wagner

Paulo, o Bacia das Almas está infectado.

Recebi mais de 400 e-mails iguais em meu endereço. Deve ser algum trojan.



hernan

Eu recebi uns 500. O Paulo deve estar off-line.



Heaven's Radio
 

 
Inquisição


Arquivos
 

Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo, nas Índias Ocidentais.
Lista de entrega

Clique aqui para receber o conteúdo da Bacia por e-mail