10 de Fevereiro de 2005

Os agentes da ANA

Por   Paulo Brabo

 

Estocado em Brasil, Manuscritos

Recebi hoje o memorando. Meus superiores permitem finalmente que eu fale, desde que divulgue como ficção. Não acredite portanto em nada, porque se você insistir vou ter de negar – negar tudo, até mesmo que era verdade que eu estava mentindo em primeiro lugar.

Desde 1982 sou agente da organização mais secreta do Brasil (e, gostamos de pensar, do mundo): a ANA, Agência Nacional de Acobertamento. A ANA faz parte da tradição das sociedades mais secretas do mundo; daquelas duas ou três sociedades tão secretas que nenhum dos membros conhece qualquer outro membro, nem mesmo o esquivo sujeito que o recrutou. Os rosa-cruzes, os templários e a maçonaria não são apenas fichinha em comparação – eles na verdade trabalham pra nós.

A razão de ser da ANA, nosso objetivo primário e que explica o termo “acobertamento”, é manter oculto de todos os brasileiros o segredo mais bem escondido de todos: que o Brasil é na verdade, e há muito tempo, a maior potência tecnológica, cultural e política do planeta; que o Brasil e os brasileiros tiveram participação vital em todos os importantes avanços tecnológicos, movimentos culturais e manobras políticas internacionais dos últimos cinco séculos; que é o Brasil que lidera o bloco das nações do Bem na luta contra as nações do Mal, sendo que gente como os Estados Unidos e Israel são apenas marionetes nas nossas mãos (aquilo que na ANA chamamos de “potência-fachada”); que os líderes mundiais e a elite cultural do planeta olham para o Brasil com assombro, sincero respeito e um brilho sentido de esperança nos olhos, porque sabem que dependerá da nossa iniciativa qualquer incremento de justiça, de ciência, de cultura, de civilização e – em última instância, de paz – para o nosso cansado mundo.

É esse, em mal traçadas linhas, o segredo que temos de ocultar de todos os brasileiros – e, em menor grau, do resto do mundo.

Como você pode ver, até agora temos conseguido.

Só não imagine para os agentes da ANA uma rotina tranqüila de funcionário público (fomos nós também que espalhamos essa mentira), porque nosso trabalho não é mole não. Você não sabe, mas o Brasil é sempre destaque nos acontecimentos internacionais, e é esse o nosso problema. Nós ralamos diariamente para que você, brasileiro, permaneça ignorante da verdade, sem jamais chegar a conhecer a verdadeira versão dos fatos. Damos duro para que você continue acreditando que o mundo corre o seu curso à revelia do gigante nacional. Quando penso quão grande é a mentira e o quanto é improvável alguém acreditar nisso, é que vejo como é grande e fundamental o nosso trabalho.

VOCÊ SABIA…
Que a letra do Hino Nacional Brasileiro foi alterada secretamente pelo dedo de um agente da ANA em 1922? Um decreto-lei que passou despercebido introduziu a hoje conhecida frase “Deitado eternamente em berço esplêndido”. A letra original dizia “Ousado e navegando sempre à frente”.

Os exemplos são tantos. Deixe-me ver. Se você não ficou sabendo que o disco voador que caiu em Roswell, Novo México, em 1947, era brasileiro, o mérito é da ANA. Se você acha que Gandhi não era nordestino, nós fizemos a sua cabeça. Se você pensa que o primeiro satélite a ser lançado no espaço foi russo, parabéns, a sua fé é maior do que a minha. O primeiro computador portátil? Nós. E, acima de tudo, se você acredita que o Brasil realmente perdeu aquela eliminatória contra a Itália na Copa de 1982… bom, você não imagina o trabalho que isso deu.

As posições hierárquicas dos membros da ANA são definidas por letras gregas (língua que, a propósito, nós mesmos inventamos para preencher a lacuna do desaparecimento da Atlântida – mas isso já é outra história). Meu codinome é Brabo, e sou um ANA ALFA – isto é, tenho a graduação máxima. Outros agentes mais conhecidos da ANA, como o Diogo Mainardi, o Arnaldo Jabor e o Wanderley Andrade são ANA TETAS, todos eles. Antônio Carlos Magalhães é ANA ALFA como eu, bem como o Bispo Edir Macedo e mais uma meia dúzia que é melhor você não saber. Adriane Galisteu é ANA LAMBDA, a Xuxa ANA IOTA e a Ana Maria é BRAGA.

Resumindo: se você é daqueles que acham que o Brasil não vai pra frente – pois é, fique sabendo que há uma multidão de heróis anônimos por trás disso daí. Não pense que é fácil projetar essa imagem de incompetência por tanto tempo.

Ou, como eles dizem em inglês: me engana que eu gosto.

 

Este documento faz parte da série

Os Anais da ANA

  1. Os agentes da ANA
  2. A Central de Piadas da ANA
  3. O Protocolo Mainardi
  4. O último show do ABBA


9 Comentários a respeito de "Os agentes da ANA"

Alice

Gostei da sua ficção. Bem boa!:smile:



Bony

Bem, não venha me dizer que:

01. os Beatles eram quatro cariocas cabeludos;
02. Charles Miller não era francês;
03. Hitler foi um desertor da ANA;
04. Spielberg é natural de BH;
05. a bomba de Hiroshima foi um acidente;
06. o Titanic era pilotado por um argentino;
07. um baiano pisou primeiro na lua;
08. Bush outro argentino;
09. e Purim é sobrenome puramente brasileiro.

Com base nisto, responda-me: Elvis não morreu???

Você pecou ao incluir o Arnaldo Jabor, sendo este um dos brasileiros na TV mais detestáveis, fazendo o trio fabuloso com Faustão e João Kleber…

What a world.



Paulo Brabo

Ah, Bony, eu ia contar isso tudo em doses homeopáticas para não chocar a audiência – mas você se adiantou.

A única correção que tenho a fazer, é claro, é que um dos quatro Beatles era paranaense.

Mas não vou dizer qual.



Paulo Brabo

Ah, e o Hitler nunca desertou da ANA.



Farah

Uma lista que se mantém em pé tem que ter 10 itens, o Bony esqueceu de dizer que o Shakespeare era francês.



Bony

Ah! Farah… o décimo era reservado para o Elvis. Mas este, resolvi manter apenas como “está mesmo morto?”. Assim, consideremos este como número 10.

Porém, na Bacia os lay outs não descansam. Os padrões não descansam, não servindo para base alguma. Ou seja, 09 tópicos é mais aceito do que 10. É diferente. É cult. Nine rules!

Sobre os Beatles: acho que o George Harrison era o paranaense. Tímido, quieto, de personalidade forte, Hare Krishna, o primeiro a visitar a India, e (poucos sabem) o primeiro a deixar a banda. Tipicamente paranaense.

Sobre Shakespeare: pensei que ele era gaúcho, mentor de Machado de Assis, Ligia Fagundes Telles, João Cabral de Mello Neto e muitos outros… Ah! Dizem que Miguel Falabella é parente.

Hitler não recebeu um puxão de orelha???



Farah

Bony concordo com sua tese; nine é cult e vc muito apropriadamente manteve o décimo item ali, explicitamente oculto.

Quanto a George Harrison, confirmando a sua aguda percepção nasceu em Londrina e aprendeu inglês por ali mesmo, e antes de migrar para a Inglaterra ensinou a lingua favorita de Shakespeare (aquele fracês francês) para o Leminski que ainda pequenininho insistia em só se comunicar com os adultos em latim.

Ah! O George antes de ser músico era um agente da ANA infiltrado na Inglaterra.

Não pedi autorização a meus superiores para divulgar isto, mas como o referido agente infelizmente já deixou nosso convívio isso deixa de ser informação clasificada classificada.



Farah

Paulo por favor ponha um N naqule Francês ali em cima que isto está me deixando louco.



hernan

Lembrei de perguntar.

Por acaso as derrotas do Brasil para a França em Copas, as 3, especialmente a última, forma trabalho da ANA?

O Zidane é um agente?



Heaven's Radio
 

 
Inquisição


Arquivos
 

Versões digitais dos manuscritos da Biblioteca do Monastério de São Brabo, nas Índias Ocidentais.
Lista de entrega

Clique aqui para receber o conteúdo da Bacia por e-mail