Recebi estes dias um e-mail do qual transcrevo a maior parte. Não sou pastor e não sou bispo, nem me considero merecedor de determinadas honras. Os itálicos são meus.
Amado(a) pastor(a) ou bispo,
Chego até sua presença com uma proposta abençoada que poderá ser altamente útil e gratificante para si. Entendemos que um obreiro que trabalha bem e com amor mereça certos reconhecimentos, algo que dê testemunho visível da obra que tem empreendido em prol da salvação das almas e incremento da sociedade humana.
Por causa disto já faz um certo número de anos que tenho passado às mãos de ilustres ministros de Deus diplomas “honoris causa” de Doutor em Divindade. Como o(a) amado(a) deve estar ciente, tais diplomas não exigem qualquer tarefa de natureza acadêmica. A única exigência é ser pastor(a) titular de uma igreja evangélica, ou professor de Teologia.
O diploma é entregue em solenidade especial promovida pela comunidade eclesiástica pertinente, entregue pessoalmente por mim ou por um ministro que nos represente, nomeado pelo laureado, na cidade onde vive. Esta última opção sai bem mais barata porque para eu entregar o diploma pessoalmente implicará, por parte do candidato, em despesas de passagem e hospedagem.
Apenas como referência, já entreguei esse diploma, através da Faculdade de Teologia F********** Internacional e do Seminário Teológico P*********** a várias personalidades, entre as quais cito as seguintes: Pr. José Wellington Pereira da Costa, Pr. Nilson Fanini, Pr. Caio Fábio de Araújo Filho, Pr. Izaias de Souza Maciel, Pra. Walnice Milhomens, Pr. Túlio Barros, Profa. Lídia Almeida, Pr. Robert Wellman, Ap. Miguel Ângelo, Bispo Átila Brandão. Ao todo, em torno de 50 diplomas. E por que tão poucos? Porque não os distribuímos de forma aleatória, mas somente para os que os merecem.
Talvez esteja pensando agora: quanto me custará esta láurea? Solicitamos do candidato uma contribuição quase simbólica de R$200,00 (duzentos reais), depositados de forma antecipada na conta abaixo:
BRADESCO S/A
TITULAR: ***
AGÊNCIA No.
C/C No.
Ou
BANCO DO BRASIL S/A
TITULAR:
AGÊNCIA
CONTA POUPANÇA **
Esperando sua honrosa resposta, coloco-me, desde já à sua disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Cordialmente em Cristo,
Rev. Dr. ***** ** ****** *****, ThD, PhD, DD
Diretor-Presidente do S*
EMAIL: a**@bol.com.br
Não divulgo aqui os dados completos porque tenho a suspeita, quem sabe a esperança, que o pastor mencionado não tenha nada a ver com a honrosa proposta e que este seja apenas mais um scam – aquelas tramóias armadas para arrancar o dinheiro das pessoas pela internet usando o nome dos outros.
Só ousei publicar a mensagem aqui porque que mandei por e-mail uma resposta ultrajada ao reverendo e o servidor respondeu prontamente usuário desconhecido. Confesso que fiquei intrigado (não sem uma parcela de admiração) diante da grandeza de um sujeito que distribui tão selecionadas honras e é humilde ao ponto de não poder ser encontrado.




